EMSERH Logo Mobile
Apenadas do sistema prisional recebem serviços de saúde por meio da Carreta da Mulher Maranhense
Apenadas do sistema prisional recebem serviços de saúde por meio da Carreta da Mulher Maranhense

Como parte da programação voltada ao Outubro Rosa, mês dedicado à conscientização e combate ao câncer de mama, a Unidade Prisional de Ressocialização Feminina (UPFEM) recebeu nessa segunda-feira, 30, a ação do Governo do Estado, por meio da Carreta da Mulher Maranhense.

A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Secretaria de Estado da Mulher (Semu), Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

A ação teve como objetivo oferecer uma série de serviços de saúde às mulheres privadas de liberdade, reconhecendo o direito de todas à dignidade e cuidados médicos. Servidoras da Seap e familiares também foram beneficiados com a iniciativa.

Durante a ação de saúde, foram oferecidos diversos atendimentos com médico dermatologista e ginecologista; mamografia e Papanicolau; teste de glicemia; testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite A, B e C; Vacinação contra Febre amarela, H1N1, Tétano, Hepatite, Covid. O momento ainda reservou palestras educacionais e conversas individualizadas das psicólogas e assistentes sociais com as internas, além de triagem das apenadas dentro da Unidade. A Casa da Mulher Brasileira aproveitou a ocasião para realizar a distribuição de pacotes de absorventes às mulheres da UPFEM.

De acordo com a secretária da Semu, Abigail Cunha, “Todas as mulheres precisam se sentir respeitadas, amadas e pertencentes. Esta iniciativa da Seap, junto à Secretaria de Estado da Mulher e Secretaria de Estado da Saúde é muito valiosa, porque este é um governo que cuida e que valoriza todas as mulheres, e a gente começa cuidando da saúde”, comentou.

“Então, parabéns à Seap por esta iniciativa, e estamos aqui para todas as parcerias que se fizerem necessárias, para alcançar as nossas mulheres, com todas as políticas públicas voltadas a elas”, concluiu a titular da pasta.

O secretário da Seap, Murilo Andrade de Oliveira, agradeceu a parceria com as demais secretarias: “Eu quero agradecer, de público, à Secretaria de Estado da Saúde e a Secretaria de Estado da Mulher, que estão fazendo esse evento aqui, hoje, atendendo todas as mulheres. Isso demonstra o quanto avançamos no sistema prisional do Maranhão, levando atendimento e saúde não só às mulheres, mas também a todos os presos de forma geral, contribuindo assim para a mudança da realidade de cada um deles”, ressaltou.

“Esta é uma parceria da Secretaria de Estado da Mulher, Secretaria de Saúde, Conselho Penitenciário e Casa da Mulher Brasileira, somando esforços para que a gente possa cada vez mais dar aquele acolhimento necessário para as mulheres. A gente precisa fazer com que elas tenham esse acolhimento aqui na unidade, que já é referência a nível de país em trabalho e educação”, acrescentou a presidente do Conselho Penitenciário do Maranhão e diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena.

A interna da unidade M. E. C. destacou a importância de ações como essas voltadas a esse público. “É muito importante o poder público ter voltado a atenção para nós, que estamos privadas de liberdade, até mesmo por conta da dificuldade de acesso à saúde. Esse dia é extremamente importante por conta de tomarmos medidas preventivas, não só de mama, como o mês é contemplado, mas também com o combate ao câncer do colo do útero e a realização de testes rápidos. Nós não temos palavras, e por isso agradecemos o que as Secretarias e a Seap vem proporcionando para a gente”, finalizou.