EMSERH Logo Mobile
Profissionais de saúde participam de treinamento sobre nutrição enteral no Hospital Regional de Caxias
Profissionais de saúde participam de treinamento sobre nutrição enteral no Hospital Regional de Caxias

<strong><em>Por Vanessa Ribeiro

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta quinta-feira (23), a qualificação dos profissionais do Hospital Regional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias, sobre terapia nutricional enteral e parenteral.

“Promover treinamento para os nossos colaboradores é algo que entendemos como investimento em um dos principais recursos que levam a excelência no atendimento hospitalar, os recursos humanos. Temos uma equipe engajada tecnicamente e que busca informações para que possam integrar as ações e assim dar aos nossos pacientes o melhor atendimento em nossa unidade”, disse a diretora geral, Rayara Martins.

A capacitação foi organizada pela coordenação multidisciplinar, supervisão de Nutrição e coordenação de Enfermagem.

A nutricionista Maiana Marques ministrou o treinamento. “É um serviço de extrema necessidade para a evolução do paciente, já que o estado nutricional prejudicado, como a desnutrição, piora o quadro clínico, onera mais o custo do tratamento e tem maior demora para alta, além de várias outras complicações”, destacou.

A princípio o treinamento seria voltado apenas para nutricionistas e enfermeiros da unidade, mas o interesse de outros profissionais pelo tema fez com que ele fosse aberto a todos, como ressalta a coordenadora Multidisciplinar, Karen Lima. “Esse treinamento é de suma importância para a equipe de enfermagem, nutrição e todos os outros componentes da equipe, pois vamos criar uma rotina a ser seguida de administração de dietas”, afirmou.

Um dos médicos que participou da capacitação foi Jorge Montoya. “Para nós médicos é fundamental entender sobre os dois sistemas de alimentação e decidir junto com a equipe multidisciplinar qual a melhor dieta para aquele paciente de acordo com a clínica, com o histórico que ele apresenta. Também devemos saber como é feita essa dieta, quais são as indicações, quais são as dietas disponíveis para, em consenso com os colegas da equipe, escolher o melhor para o paciente”, frisou.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nutrição Parenteral e Enteral (Braspen), a taxa de desnutrição hospitalar em adultos varia entre 20% e 60%. Idosos, recém-nascidos prematuros e crianças são mais suscetíveis a terem comprometimento do estado nutricional, mas qualquer paciente com doença grave ou internação prolongada, inclusive obesos, pode ficar desnutrido.

“Para combater o problema, é necessário que uma intervenção nutricional seja iniciada de maneira oportuna e eficaz. Por isso é fundamental que profissionais enfermeiros e nutricionistas reconheçam a importância e os benefícios da Terapia Nutricional e também as diferenças entre a nutrição enteral e parenteral, para contribuir melhorando assim o estado nutricional dos pacientes”, ressaltou a supervisora de Nutrição, Rebeca Paula.

<strong>Nutrição enteral e parenteral

A principal diferença entre os dois tipos de dieta é a forma como são ministradas. Enquanto na dieta enteral o paciente recebe a fórmula nutricional por meio de uma sonda ligada ao estômago ou intestino, na parenteral ele recebe os nutrientes diretamente no sangue por meio de uma linha intravenosa.

O Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão compõe a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh).


Imagem 0