EMSERH Logo Mobile
Projeto “Gota de Amor” promove ação de doação de sangue no Hospital Genésio Rêgo
Projeto “Gota de Amor” promove ação de doação de sangue no Hospital Genésio Rêgo

<strong><em>Por Samir Aranha

O Hospital Dr. Genésio Rêgo (HGR), unidade integrante da rede estadual de saúde e administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), realizou, nesta sexta-feira (16), ação de incentivo e coleta de doações de sangue na instituição.

Intitulado de “projeto gota de amor”, o momento é uma realização do Núcleo de Serviço Social da instituição, contando com apoio Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), das Secretarias de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) e das Cidades do Maranhão (SECID), do Colégio Militar Tiradentes, do 24º Batalhão de Infantaria de Selva, da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP), da Polícia Militar do Maranhão, entre outras autarquias e empresas sediadas no entorno do bairro da Vila Palmeira, onde é localizado o HGR.

Realizado pelo terceiro ano, o projeto ampliou seu escopo de atuação, recebendo em sua sede uma equipe de coleta externa do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar). A diretora-geral do HGR, Elizabete Silva, explica que a intenção é alcançar mais de 250 bolsas coletadas. “O projeto começou pequeno, como ação interna de incentivo à doação pelos funcionários. Nossa ação deu tão certo que convidamos o Hemomar para estar aqui, recebendo com carinho nossos parceiros reunidos pela vontade de salvar vidas”, disse.

Segundo a coordenadora de Serviço Social do HRG, e idealizadora do projeto, Leandra Fernandes, o “Projeto Gota de amor” apresenta uma forma de aproximação do corpo técnico do hospital com os pacientes e com as populações dos bairros adjacentes. “O projeto nasceu de nossa vontade de contribuir para a manutenção dos estoques de sangue. A ideia cresceu e hoje envolve inclusive as comunidades do entorno. É satisfatório saber que a ação de cada um de nós pode representar vidas salvas”, disse.

A técnica de enfermagem Ana Lúcia dos Anjos, 33 anos, aproveitou a ação para doar sangue pela primeira vez. Colaboradora do HGR há cerca de um ano, ela conta que o convívio com os pacientes foi o motivador à doação. “Aqui convivemos muito com pacientes idosos, que sabemos muitas vezes precisar de doações para diversos procedimentos. Isso me alertou para a necessidade e me motivou a finalmente doar. A campanha está de parabéns!”, exclamou.

Klermeson Fajardo, 30, assistente administrativo no HRG, aproveitou para também realizar seu ato voluntário. Doador regular há 10 anos, ele se diz satisfeito com o crescimento da mobilização no hospital. “Faço minha doação regularmente a cada 3 meses. Quando comecei aqui no Genésio, sempre convidei outros colegas a participar. É gratificante ver hoje esta campanha grande e com tanta gente se dispondo a fazer o bem”.