EMSERH Logo Mobile
Governo realiza cirurgia inédita de cranioplastia com prótese feita em 3D no Hospital Regional de Caxias
Governo realiza cirurgia inédita de cranioplastia com prótese feita em 3D no Hospital Regional de Caxias

O Governo do Estado segue fortalece os serviços oferecidos nas unidades de saúde. Na primeira quinzena de março, o Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Ferreira Aragão realizou a primeira cirurgia de cranioplastia com prótese personalizada feita com tecnologia de impressão 3D. Com os investimentos Secretaria de Estado da Saúde (SES), o procedimento beneficiou paciente com traumatismo craniano.

A diretora geral do Hospital Regional de Caxias, Rayara Martins, enfatizou o impacto positivo da nova técnica e o investimento do Governo do Maranhão na saúde pública. “O serviço de neurocirurgia do Hospital Regional de Caxias oferece à população do Leste Maranhense acesso a procedimentos de alta complexidade. Nossa equipe é altamente qualificada e dedicada. Todo o processo foi conduzido com cuidado e agilidade”, destacou a diretora.

A cirurgia, que corrige defeitos cranianos com maior precisão e eficiência, beneficiou Francisco Alisson da Silva Andrade, um jovem de 23 anos, natural de Coelho Neto. O procedimento foi realizado no dia 10 de março deste ano, e o paciente recebeu alta na última quinta-feira (13)

Há quase três anos, Francisco Alisson da Silva Andrade sofreu um acidente de moto que resultou em um traumatismo craniano grave, exigindo uma craniectomia frontal. Após o acidente, o paciente convivia com uma deformidade craniana que afetava não apenas sua aparência, mas também sua saúde mental.

“Eu estava pilotando uma moto em Coelho Neto quando sofri o acidente. Fiquei com um grande afundamento na cabeça, o que me causava muito incômodo. Agradeço a todos do hospital que participaram da minha cirurgia. Foi tudo muito tranquilo e rápido. O doutor Thiago foi incrível, um médico perfeito para esse tipo de procedimento”, comemorou o paciente.

O pai do jovem paciente, José Francivaldo de Andrade, de 53 anos de idade, se mostrou confiante também. “Essa era a nossa expectativa que ocorresse tudo bem com meu filho, eu estou animado, ele também está animado e em nome de Jesus deu tudo certo”, enalteceu o lavrador.

Procedimento

A cirurgia de cranioplastia reparadora com prótese em 3D foi a solução encontrada para restaurar a estrutura craniana. A tecnologia 3D permite a criação de um molde personalizado, baseado em imagens de tomografia, garantindo maior precisão e um resultado estético e funcional superior.

O neurocirurgião Thiago Guimarães, responsável pelo procedimento, explicou a importância da tecnologia 3D no caso. “Tínhamos um paciente jovem com uma deformidade craniana complexa. A prótese customizada, feita com impressão 3D, permitiu um resultado muito superior ao da técnica convencional. Essa inovação traz mais segurança e eficácia para o procedimento”, esclareceu o neurocirurgião.


Imagem 0
Imagem 1