EMSERH Logo Mobile
Comitiva da Bahia conhece tratamento para queimados ofertado pelo Governo do Estado no Hospital da Ilha
Comitiva da Bahia conhece tratamento para queimados ofertado pelo Governo do Estado no Hospital da Ilha

A Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital da Ilha, referência no Maranhão e na Região Nordeste, recebeu a visita de especialistas do Centro de Tratamento de Queimados do Hospital Geral da Bahia (HGB). A troca de experiências reforça o compromisso do Governo do Estado, da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH) em oferecer um atendimento de excelência para pacientes vítimas de queimaduras.

A equipe visitante foi composta pelo médico Marcus Barroso, cirurgião plástico, mestre em Tecnologias em Saúde e ex-presidente da Sociedade Brasileira de Queimaduras, e pela enfermeira Moelisa Dantas, coordenadora do Centro de Tratamento de Queimados de Salvador. Durante a visita, os profissionais conheceram as instalações, o funcionamento da unidade e os avanços conquistados pelo Maranhão no tratamento de queimados.

“É com muita satisfação que pude ver o trabalho desempenhado aqui no Hospital da Ilha. O centro de tratamento está muito bem estruturado, a equipe de profissionais é altamente humana e capacitada, a tecnologia de ponta e as instalações modernas. Falo com muita tranquilidade que vocês estão no caminho certo”, destacou Marcus Barroso.

A UTQ do Hospital da Ilha foi inaugurada em maio de 2023 e já atendeu mais de 300 pacientes, realizando mais de 600 sessões de tratamento. O espaço conta com tecnologia avançada, como a Câmara Hiperbárica exclusiva, que acelera a cicatrização e evita infecções, além da Sala de Cinesioterapia, que auxilia na recuperação motora dos pacientes, e a Sala de Balneoterapia, ambiente adaptado para a troca de curativos com mais conforto e segurança.

O presidente da EMSERH, Marcello Duailibe, ressaltou a importância da parceria e do intercâmbio de conhecimento entre os estados. “Há alguns anos, nossa equipe foi até a Bahia para conhecer e trazer essa experiência, o que ajudou na implantação da nossa UTQ. Hoje, temos a grata alegria de receber essa equipe de especialistas, que pôde constatar de perto o quanto o Governo do Estado foi sensível ao atendimento dos pacientes vítimas de queimaduras, oportunizando um espaço de excelência para a população maranhense”, afirmou.

A visita técnica reforça a evolução da assistência aos pacientes queimados no Maranhão e reafirma o compromisso da EMSERH e do Governo do Estado em investir continuamente na qualificação profissional e na ampliação dos serviços de saúde especializados.

A enfermeira Moelisa Dantas destacou a qualidade da assistência prestada na unidade e a importância do intercâmbio entre os estados. “O que vimos aqui no Maranhão é um trabalho sério e estruturado, que coloca o paciente no centro do cuidado. O atendimento humanizado e os recursos tecnológicos disponíveis fazem toda a diferença na recuperação dos pacientes queimados. Essa troca de experiências é enriquecedora e fortalece o compromisso de ambas as equipes em oferecer o melhor para quem precisa”, afirmou.

A diretora do Hospital da Ilha, Carol Hortegal, também destacou a relevância da troca de experiências entre os profissionais. “Essa visita fortalece ainda mais a nossa linha de cuidado. Receber uma equipe altamente qualificada e poder compartilhar vivências e técnicas utilizadas no estado da Bahia é fundamental. Ficamos muito felizes em ouvir desses profissionais tão experientes que estamos no caminho certo”, ressaltou.


Imagem 0
Imagem 1
Imagem 2