EMSERH Logo Mobile
SES realiza mutirão de biópsias para prevenção de câncer de pele no Hospital Genésio Rêgo
SES realiza mutirão de biópsias para prevenção de câncer de pele no Hospital Genésio Rêgo

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, neste sábado (5), o mutirão de biópsias no Hospital Dr. Genésio Rêgo (HGR). A ação teve como público pacientes com solicitação de biópsia de pele para investigação de câncer de pele e foi realizada no Ambulatório de Dermatologia. Ao todo, foram 62 pessoas atendidas e 55 biópsias realizadas.

“Seguimos avançando no compromisso de democratizar o acesso à saúde para os maranhenses, desta vez com o mutirão de prevenção ao câncer de pele. Com a iniciativa estamos dando celeridade ao processo diagnóstico e tratamento dos pacientes”, disse o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

O ambulatório de dermatologia do Hospital Dr. Genésio Rêgo funciona de segunda a sexta, das 7h às 19h, com dermatologistas e triagens com equipe multidisciplinar.

A ação deste sábado foi a segunda realizada pelo Hospital Dr. Genésio Rêgo, a primeira aconteceu no dia 22 de março. Na ocasião, foram atendidas 60 pessoas e feitas 56 coletas para biópsia. Com os dois mutirões, foram atendidas 122 pessoas e realizadas 111 biópsias no total.

Os atendimentos e coletas foram feitos no ambulatório de dermatologia e hanseníase do hospital. Os beneficiados são pessoas que estavam aguardando no fluxo da unidade e que foram encaminhados por serviços públicos de saúde estadual e municipais situados na Grande Ilha e interior do estado, bem como aqueles que são da rede privada.

“A ação é importante uma vez que o trabalhamos na prevenção ao câncer de pele, prestando orientação sobre o uso do protetor solar e evitar o excesso de exposição ao sol. Contudo, algumas pessoas apresentam manchas na pele que são consideradas sinais suspeitos e, quando passam pela consulta com o dermatologista, é orientada a biópsia como forma de fechar o diagnóstico para que seja iniciado o tratamento”, explicou a diretora técnica do HGR, Thamyris Lucena.

A manicure Joalice Monteiro foi uma das pacientes atendidas pelo mutirão realizado no último sábado (5). “Eu estou me sentindo feliz com o mutirão. Não apenas eu, mas também outras pessoas que poderão realizar o exame para poder se tratar para que a doença não avance”, comentou.

Todas as amostras coletadas no mutirão foram encaminhadas pela análise no Centro de Patologia do Maranhão. Os exames coletados deverão ser entregues até o dia 30 de abril. Se confirmado o resultado de câncer de pele, o paciente será direcionado para os equipamentos de referência de tratamento ao câncer a fim de dar início ao processo terapêutico. Na Rede Estadual de Saúde, a unidade referência é o Hospital de Oncologia do Maranhão “Dr. Tarquínio Lopes”, situado no bairro Madre Deus, em São Luís.


Imagem 0
Imagem 1