EMSERH Logo Mobile
Governo contabiliza mais de 230 atendimentos em Hospital de Campanha para casos leves de gripe
Governo contabiliza mais de 230 atendimentos em Hospital de Campanha para casos leves de gripe

O Hospital de Campanha da Secretaria de Estado da Saúde (SES) completou três dias de funcionamento nesta segunda-feira (2), com mais de 230 atendimentos realizados a pessoas com sinais e sintomas leves de síndrome gripal. Instalado no Multicenter Sebrae, no bairro do Cohafuma, em São Luís, a estrutura acolhe adultos e idosos no horário das 7h às 00 horas.

"Seguimos comprometidos em assistir à população, facilitando o acesso ao atendimento em saúde para quem apresentar sinais e sintomas leves de síndrome gripal. O Hospital de Campanha é uma ferramenta que veio somar esforços. Contudo, continuamos convocando a população para que se vacine, evite aglomerações, mantenha a etiqueta respiratória, bem como no uso de máscara em caso de gripe, para que assim consigamos reduzir o ciclo de transmissão dos vírus respiratórios", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.

O Hospital de Campanha da SES atende pacientes com perfil adulto e idoso que estejam apresentando sinais e sintomas de síndrome gripal como tosse, febre e mal-estar, mas sem sinais de esforço respiratório. No sábado (31), primeiro dia de atendimento, foram acolhidas 84 pessoas, seguido de mais 82 no domingo (1º) e outras 66 até às 12h desta segunda-feira.

Nesses três dias de funcionamento, o serviço de saúde da SES precisou fazer duas transferências, sendo um paciente adulto e outro pediátrico. Ambos os pacientes foram enviados pela ambulância de suporte presente no local para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Vinhais.

Ao chegar no local, a pessoa com quadro gripal deverá apresentar documento de identificação oficial e Cartão do SUS. Com o apoio de médico e enfermeiro, o serviço evita a sobrecarga de UPAs e hospitais da Grande Ilha, garantindo acesso rápido e seguro a atendimento médico e de enfermagem.

O Hospital de Campanha da SES instalado no Multicenter Sebrae é uma estratégia que tem como objetivo prestar atendimento a pessoas com quadros leves de síndrome gripal. A estrutura conta com 20 poltronas para medicação e 10 leitos de observação.

Em caso de transporte médico para UPA ou hospital referência, uma ambulância com estrutura básica fará o traslado do paciente. Se o suporte for de Urgência e Emergência, o encaminhamento será para a UPA Vinhais; se para internação hospitalar, para os Hospitais da Ilha (Turu), Aquiles Lisboa (Bonfim), Infantil Dr. Juvêncio Mattos (Cajazeiras, Centro) e Dr. Carlos Macieira (Renascença).