O Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco, localizado no município de Timon, conquistou reconhecimento nacional ao integrar a lista dos 100 melhores hospitais públicos do Brasil, segundo levantamento inédito divulgado pelo Instituto Brasileiro das Organizações Sociais de Saúde (Ibross). A unidade integra a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES). O estudo foi realizado em parceria com a Organização Pan-Americana da Saúde/Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS), o Instituto Ética Saúde (IES), o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
A conquista foi repercutida pelo governador Carlos Brandão em suas redes sociais. "Esse reconhecimento nacional reforça o compromisso do Governo do Maranhão com a qualidade do atendimento no SUS e a dedicação da nossa equipe de saúde", destacou.
A lista das unidades indicadas ao Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil considera critérios técnicos e assistenciais rigorosos, como acreditação hospitalar, taxas de ocupação e de mortalidade, disponibilidade de leitos de terapia intensiva, tempo médio de internação, além de indicadores de eficiência, compliance e satisfação dos pacientes. Foram avaliados hospitais federais, estaduais e municipais, com mais de 50 leitos e produção registrada no Sistema de Informações Hospitalares (SIH) do Ministério da Saúde, no período de agosto de 2024 a julho de 2025.
"Esse reconhecimento é resultado de um trabalho sério, baseado em gestão responsável, qualificação das equipes e investimentos contínuos na rede pública de saúde. O Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco cumpre um papel fundamental para Timon e região, e estar entre os melhores do país demonstra que é possível fazer saúde pública de qualidade, com eficiência e humanização, fortalecendo cada vez mais o SUS no Maranhão", destacou o secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes.
A unidade da rede estadual de saúde é administrada pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). O Presidente da EMSERH comemorou também a conquista.
"O nosso Alarico Nunes Pacheco está entre os 100 melhores hospitais públicos do país. Esse reconhecimento nacional é fruto do trabalho e da dedicação de cada colaborador. Parabéns a toda a equipe", enalteceu Marcello Duailibe.
Quem faz uso dos serviços atesta a qualidade no atendimento prestado na unidade da rede estadual de saúde administrada pela EMSERH.
"Meu atendimento foi todo bom, desde quando dei entrada estou sendo muito bem tratada. Em breve devo receber alta, eu e minha bebê fomos bem tratadas, contando as horas para voltarmos felizes e bem de saúde para casa", ressaltou a auxiliar de sushiman, Winny Raquel Rocha da Silva, que precisou de assistência médica no pós-parto.
O Hospital Regional Alarico Nunes Pacheco oferta especialidades médicas em Cirurgia Geral, Ortopedia, Clínica Médica, Pediatria Clínica e Obstetrícia. A unidade também conta com 10 leitos de UTI adulto e outros 10 leitos de UTI neonatal, quatro salas cirúrgicas e máquina de hemodiálise na UTI.
A presença de UTI geral e UTI neonatal sustenta o cuidado a pacientes críticos, reforçado pela ampla realização de triagem neonatal. Complementarmente, o hospital dispõe de robusto apoio diagnóstico e terapêutico, com grande volume de exames laboratoriais, radiológicos, ultrassonográficos, tomografia, ressonância e métodos cardiológicos, além da oferta consistente de consultas especializadas, configurando um serviço hospitalar integrado, resolutivo e de alta demanda assistencial.
Em 2025, a unidade hospitalar do Governo do Estado realizou 6.299 internações hospitalares, 4.582 procedimentos cirúrgicos, 1.890 atendimentos em Clínica Obstétrica, 26.225 atendimentos de Urgência e Emergência, 11.521 procedimentos com finalidade diagnóstica de triagem neonatal, 14.209 consultas médicas especializadas e 209.585 atendimentos de apoio diagnóstico e terapêutico.
Segundo a diretora-geral do Hospital Regional de Timon, Ana Patrícia Bringel, a unidade celebra o reconhecimento, que é resultado de compromisso e trabalho. "Significa que o hospital apresenta alta conformidade na avaliação nacional das práticas de segurança do paciente. Isso nos incentiva a buscar constantemente a melhoria dos indicadores de saúde, com cuidado seguro, respeitoso e humanizado em todas as etapas da assistência prestada no serviço de saúde", afirmou.
O reconhecimento nacional reafirma o fortalecimento da rede pública estadual e o compromisso do Governo do Maranhão com a ampliação do acesso, a qualificação dos serviços e a melhoria contínua da assistência à população de Timon e de toda a região.
A pesquisa segue agora para uma nova etapa de refinamento, que definirá os dez melhores hospitais públicos do país, a serem anunciados em maio, durante o Prêmio Melhores Hospitais Públicos do Brasil, iniciativa conjunta das cinco entidades parceiras.
